segunda-feira, 17 de maio de 2010

Curso SPSS

SPSS 001

Nos dias 14 e 15 de maio de 2010, alunos e professores do LAFIEX tiveram curso de estatística e uso do programa SPSS ministrado pelo Prof. André Gustavo P. de Andrade. Agradecemos ao professor pelo curso e por esclarecer dúvidas estatísticas das pesquisas realizadas pelos pesquisadores do referio laboratório. Na oportunidade reforçamos o nosso interesse em firmar parceria para delineamento dos projetos e para a análise dos resultados atuais e futuros do grupo.  

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CURSO SPSS

Confirmando o Curso SPSS será:

DIA 15 (sábado): de 13:00 ÀS 18:00 HS

DIA 16 (domingo): de 8:00 ÀS 12:00 HS E 14:00 AS 17:00 HS

Local: Sala 02 prédio I Campus I da UFVJM
Att,

Prof. Adriano Prado Simão
Professor Assistente III.
Departamento de Fisioterapia
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Rua da Glória, 187 - Centro
CEP: 39100-000 Diamantina - MG

Rotina do LAFIEX

Alunos de mestrado, iniciação científica e professores. Visando um maior controle dos materiais e equipamentos do LAFIEX, solicitei à Núbia que preparasse um caderno que ficará com a secretária da clínica-escola (Adriana) juntamente com a chave dos 2 armários. Nesse caderno, qualquer material que for retirado do referido laboratório deverá ser registrado (entrada e saída).

Na oportunidade, informo que os computadores do LAFIEX devem ser desligados adequadamente após o seu uso - a única coisa que não deve ser desligada é o no-break (Obs. 1 dos computadores permaneceu ligado durante toda a noite). Evitem o uso de pendrives nos mesmos uma vez que o anit-vírus dos computadores precisa ser atualizado (sugiro enviar arquivos por e-mail). Quando necessário o uso de pendrive, tenham a certeza de que não há vírus.

Na próxima semana viajarei para BH e por isso não teremos reunião científica. Acho pertinente aproveitarmos a terça-feira subsequente para estabelcermos a sequência e temas para as próximas reuniões e discutirmos rotina para controle dos materiais e equipamentos do LAFIEX (25 de maio de 2010 / 17:30 hs /  Campus I - Núbia: favor agendar sala e informe no blog o local da reunião). Diante disso, todos que frequentam o LAFIEX estão convocados para essa reunião.

Atenciosamente,

Profa. Ana Cristina Rodrigues Lacerda

Jornada Científica UFVJM

Os alunos de iniciação científica e mestrado do LAFIEX apresentaram seus trabalhos na XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM e II Mostra de pós-Graduação no dia 12 de maio de 2010.

Jornada Científica 001 Jornada Científica 005  Jornada Científica 007

Jornada Científica 009 Jornada Científica 013 Jornada Científica 011

 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Biblioteca Virtual

Envio o endereço da Biblioteca Digital Mundial. Foi aberta terça-feira em Paris. É da Unesco. Aprendendo a navegar, podemos ampliar fotos, assistir documentários, enviar manuscritos raros... etc.

Esse é o futuro!!!! Clique aqui

Confecção de painéis

A Profa. Vanessa Amaral enviou contato de profissional em Belo Horizonte que confecciona poster para ela e demais pesquisadores do ICB/UFMG.

contato: Luís

telefone: 31 9795 0429 - 31 3374 2677

e-mail: vijom@terra.com.br

Testes utilizados em estatística - Núbia Carelli Pereira de Avelar

image image image

image image image

image image image

Reunião Científica 11/05

Caros Pesquisadores,
Informo que a reunião de amanhã, será realizada na mesma sala (bloco 3, sala 2, campus JK) no horário de 17:30. Será dada continuação dos testes estatísticos conforme combinado.
Semana passada, a reunião abordou os seguintes temas:
Inserção de dados no SPSS, distribuição normal e transformação logaritmica.
Para os mais interessados, esses são os capítulos 2 e 4 da apostila SPSS:
SPSS Análise de dados biomédicos, Valter T Mota, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de caxias do Sul.
Atenciosamente,
Núbia Carelli

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Horário de apresentações na Jornada Científica

Caros Colegas Pesquisadores,
Informo os horários de apresentação em pôster de alguns trabalhos de nosso grupo de reunião científica. Vale salientar que é de extrema importância a participação dos membros do nosso grupo, não só na sessão de apresentação, bem como a participação efetiva do evento, uma vez que ajuda a fortalecer o campo científico de nossa Universidade:

DATA: 12/05/10
HORÁRIO: 10:30-12:00

Pôster 67: Efeito de um programa de treino aeróbio aquático com carga progressiva controlada na qualidade de vida de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos;

Pôster 69: Vibração de todo o corpo intensifica o esforço cardiovascular e potência metabólica durante exercício de agachamento em idosos

Pôster 81: Efeito de um programa de treino aeróbio aquático com carga progressiva controlada no desempenho funcional, físico e dor de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos;

Pôster 83: Avaliação do ângulo do quadríceps de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos.

Contamos com a participação de todos!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Congresso do Colégio Americano de Medicina Esportiva

 

**Now Accepting Abstracts!**
Abstract Deadline - July 12, 2010

Image

Acesso á página do evento

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reunião dia 04/05

Informo que a reunião sobre nivelamento do curso SPSS será realizada amanhã no Campus II, às 17:30, bloco 3 , sala 2 (Sala do programa Multicêntrico).
Quaisquer dúvida, entrar em contato.
Atenciosamente,
Núbia Carelli
E-mail: nubia-carelli@ig.com.br

CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE (CIPq-Saúde)

 image 

O Projeto arquitetônico Executivo do CIPq-Saúde já foi elaborado e há a previsão para a realização da obra até o final do corrente ano. O prédio apresentará dois pavimentos: auditório, sala de professores e gabinetes, biotério e diversos laboratórios onde serão desenvolvidas as pesquisas do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas / UFVJM.  

  image

MEC poderá "rebaixar" universidades federais

Conforme descrito no texto da ANDIFES citado abaixo (http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3399:mec-podera-qrebaixarq-universidades-federais&catid=52&Itemid=100013), será votada a recomendação de que a instituição para se manter universidade precisa de pelo menos 1 programa de doutorado. Como o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas / UFVJM é atualmente o único programa de doutorado da nossa instituição, isso demonstra a sua importância para a nossa universidade.

"Para se manter universidade, o que dá maior autonomia, instituição tem de investir em pesquisa; hoje, 15% das federais estão fora da regra.

As universidades federais, pela primeira vez, terão que cumprir metas de qualidade para manterem o título ou poderão ser rebaixadas a centros universitários e ter menor autonomia para abrir cursos, por exemplo. O título de universidade dá liberdade para a instituição se expandir, mas exige dela investimentos em pesquisa como contrapartida.

As mudanças constam de resolução que será votada em maio pelo Conselho Nacional de Educação. Há consenso sobre a inclusão das federais no sistema de credenciamento e a exigência, para as atuais universidades, de manterem ao menos três programas de mestrado e um de doutorado."

terça-feira, 27 de abril de 2010

Curso sobre o uso do SPSS para os membros do LAFIEX

Professor: André Gustavo Pereira de Andrade. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3654988735222132

DATA: 15 E 16 DE MAIO

HORÁRIO:

DIA 15: de 13:00 ÀS 18:00 HS

DIA 16: de 8:00 ÀS 12:00 HS E 14:00 AS 17:00 HS

Valor do Curso: R$ 100,00

Local: a ser definido

Pagamento: os interessados deverão efetuar o pagamento para o Prof. Adriano até a próxima terça-feira (27/04/10) na reunião do LAFIEX.

Vale a pena relembrar que:

Dia 03/05/10 - será realizada a instalação da versão do programa SPSS (a ser utilizada no curso) nos notebooks de cada participante. O local para instalação será o laboratório do LAFIEX - Clínica Escola de Fisioterapia de 12:00 às 14:00 horas.

Dia 04/05/10 às 17:30 - será realizado o encontro com os participantes do curso para realização do nivelamento básico (montagem de planilhas, importação dos dados, etc..). Local: LAFIEX - Clínica Escola de Fisioterapia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reunião Científica

Informações sobre a reunião desta semana do grupo de estudos do LAFIEX-UFVJM

Data: 20 de abril de 2010, terça-feira;
Local: sala 12, prédio II, campus I, UFVJM;
Horário: 17:30;
Responsável: Wellington Gomes
Título: “Exercício físico agudo e sistema imune”

Bibliografia sugerida:

Is Regular Exercise a Friend or Foe of the Aging Immune System? A Systematic Review
Derek A. Haaland, MD, MSc, Thomas F. Sabljic, Danielle A. Baribeau,
Ilya M. Mukovozov, and Lawrence E. Hart, MBBCh, MSc
Clin J Sport Med Volume 18, Number 6, November 2008
Objective: The purpose of the current review is to synthesize the available evidence from prospective clinical trials that are relevant to the clinical question: ‘‘What, if any, are the effects of regular aerobic and/or resistance exercise on the immune system in healthy older adults?’’

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reunião de amanhã cancelada!

Caros membros do grupo de estudos do LAFIEX, informamos que nesta semana (terça, 13) não teremos reunião científica.


Motivo: gripe!



A próxima reunião será na outra semana, terça dia 20 de abril de 2010, com o tema Imunologia e Exercício Físico (Wellington).

Finalização projeto plataforma





Neste último sábado, dia 10 de Abril, foi realizada uma festinha de finalização do projeto Plataforma Vibratória e entrega dos resultados funcionais e raios-X aos voluntários do estudo. A aluna de mestrado, Núbia Carelli, apresentou os resultados em data-show para melhor compreensão pelos voluntários. Aproveito a oportunidade de agradecer a todos que auxiliaram no estudo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PubMed no seu e-mail

Boa tarde!

Na aula de ontem, “Seminários em Pesquisa” com o professor Fabiano, comentamos sobre a forma de no PubMed termos informações enviadas para seu e-mail sobre novidades (artigos recentes) diante de palavras-chave determinadas por você!
É um instrumento muito interessante para assuntos que você irá lidar por um longo período de tempo, como em um mestrado ou doutorado.

Segue o caminho:
Na página do PubMed, no seu canto superior direito, ao clicar, você tem acesso à área “My NCBI”.
Você deverá fazer um registro simples na página (nome, e-mail, criar uma senha e responder uma pergunta de segurança).

A partir daí você vai cadastrar a pesquisa que você quer!
Por exemplo, com o termo “Immunology Exercise”, e marcar que quer receber, por exemplo, as novidades a cada mês...

Prontinho!
Todo mês terá em seu e-mail a listagem (dos últimos trinta dias) dos artigos publicados referentes ao seu tema.

Abraços e boas pesquisas,
Wellington

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Reunião Científica

Informações sobre a próxima reunião do grupo de estudos do LAFIEX-UFVJM

Data: 06 de abril de 2010, terça-feira;
Local: sala 04, prédio I, campus I, UFVJM.

17:30 – 18:00
Responsável: Fabrício de Paula (continuação)
Título: “Influência da imersão passiva em água no desempenho físico: participação dos componentes metabólicos e inflamatórios da recuperação pós-exercício”.

18:00 – 19:00
Responsável: Wellington Gomes
Título: “Imunologia e Envelhecimento”

Bibliografia sugerida:

1) The ageing immune system: is it ever too old to become young again?
Nature Reviews Immunology 9, 57-62 (January 2009)
Kenneth Dorshkind, Encarnacion Montecino-Rodriguez & Robert A. J. Signer

Ageing is accompanied by a decline in the function of the immune system, which increases susceptibility to infections and can decrease the quality of life. The ability to rejuvenate the ageing immune system would therefore be beneficial for elderly individuals and would decrease health-care costs for society. But is the immune system ever too old to become young again? We review here the promise of various approaches to rejuvenate the function of the immune system in the rapidly growing ageing population.

2) The aging of the immune system.
Transpl Int. 2009 Nov;22(11):1041-50. Epub 2009 Jul 16.
Weiskopf D, Weinberger B, Grubeck-Loebenstein B.

An age-related decline in immune functions, referred to as immunosenescence, is partially responsible for the increased prevalence and severity of infectious diseases, and the low efficacy of vaccination in elderly persons. Immunosenescence is characterized by a decrease in cell-mediated immune function as well as by reduced humoral immune responses. Age-dependent defects in T- and B-cell function coexist with age-related changes within the innate immune system. In this review, we discuss the mechanisms and consequences of age-associated immune alterations as well as their implications for health in old age.

3) CD4+ T cells and immunosenescence: a mini-review.
Gerontology. 2009;55(5):491-5. Epub 2009 Apr 23.
Maue AC, Haynes L.

Age-related declines in immune function are associated with reduced humoral responses following vaccination or infection. Central to this defect is a decline in naïve CD4+ T cell function. In this review, we discuss factors intrinsic and extrinsic to the CD4+ T cell compartment that affect host immunity and propose means by which deficient CD4+ T cell function can be fully restored in the aged.

segunda-feira, 29 de março de 2010

REUNIAO CIENTÍFICA

Caros colegas pesquisadores,

a reunião científica de amanhã (30/03) será apresentada pelo aluno de Mestrado Fabrício de Paula, o qual apresentará seu projeto de Mestrado.

DATA: 30/03/10
HORÁRIO: 17:30HS
LOCAL: Sala 11, Prédio II, CAMPUS I/UFVJM.

Att,

Fabrício de Paula

domingo, 28 de março de 2010

Finalização da coleta de dados do projeto Plataforma Vibratória









É com muita satisfação que comunicamos o término da coleta de dados do projeto Plataforma Vibratória. Neste final de semana, foram reavaliados os voluntários dos Grupos 5 e 6. Finalizamos com 32 voluntários (11 voluntários do Grupo Plataforma, 10 do grupo Exercício e 11 grupo controle). Drop-out de 3 voluntários (1 de cada grupo).

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reunião Científica 23/03

Caros colegas pesquisadores,

no dia 23/03 daremos continuidade à apresentação da reunião da última terça-feira (16/03):


Título: Treino aeróbico aquático com carga progressiva controlada melhora o desempenho funcional de mulheres idosas com osteoartrite de joelho leve a moderada.


Data: 23/03/2010
Horário: 17:30hs
Local: Sala 16 / Prédio II / Campus I UFVJM

Att,
Arthur Arrieiro

OARSI - Osteoarthritis Research Society International

A OARSI é uma organização internacional para cientistas e profissionais da saúde com foco na prevenção e tratamento da osteoartrite por meio da promoção e apresentação de pesquisa, educação e disseminação em todo o mundo de novos conhecimentos.
Para saber mais sobre essa organização e conhecer eventos, clique aqui para acessar o site.

quarta-feira, 17 de março de 2010

XII Jornada de iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM e II Mostra de Pósgraduação

A Comissão de Iniciação Cientifica e Tecnológica (CICT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, estabelece as normas para a realização da XII JICT e da II Mostra de Pósgraduação que ocorrerá de 09 a 12 de maio de 2010.

I. INSTRUÇÕES NORMATIVAS

a) Das inscrições
1. O evento terá como público alvo: acadêmicos, professores e profissionais.
2. A participação no evento é aberta a toda a comunidade independentemente da apresentação de trabalhos. Entretanto, só terá direito ao material, aos anais em CD ROOM e aos certificados os
participantes que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição.
3. A inscrição poderá ser realizada de duas maneiras: I) com a apresentação de trabalhos, II) sem a apresentação de trabalhos. Neste último caso, a inscrição irá ocorrer diretamente na FUNDAEPE em Diamantina, ou no Campus Avançado do Mucuri, na divisão de pesquisa da referida unidade, em Teófilo Otoni.
4. Os trabalhos a serem submetidos poderão ser aqueles desenvolvidos por bolsistas BIC-Júnior,
graduandos e pós-graduandos da UFVJM, bem como de outras instituições.
5. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa científica, sendo submetidos a apreciação do
comitê científico.
6. Os trabalhos serão apresentados na forma de painéis ou comunicação oral, conforme parecer da CICT. A forma de apresentação será divulgada juntamente com a divulgação dos trabalhos aceitos.
7. O trabalho deverá ser submetido em formulário próprio, disponível no site: www.ufvjm.edu.br e entregue na forma impressa na FUNDAEPE. Neste último caso, deverá ser entregue o resumo
contendo o título, sem a identificação dos autores.
8. Cada trabalho poderá conter 7 (sete) autores no máximo, incluindo o orientador como último
autor. Os autores deverão indicar sua categoria ao lado dos seus respectivos nomes (IC -Iniciação Científica, ICJr – Iniciação Científica Júnior; PG – Pós Graduando e PQ - Pesquisador). Orientador e primeiro autor deverão ser identificados no formulário, juntamente com seus respectivos e-mails e departamentos.
9. Serão aceitos no máximo dois resumos por pessoa na condição de primeiro autor. O nome do
apresentador deverá ser indicado no formulário.
10. A submissão dos trabalhos será no período de 15 de março a 05 de abril de 2010.
11. Para cada inscrição será cobrada uma taxa no valor de R$20,00(vinte reais) até o dia 05 de abril de 2010, mediante depósito ou transferência na conta da FUNDAEPE (Caixa Econômica Federal, Agência 0112, conta 501063-6, operação 003). Cada inscrito poderá submeter até 02(dois) trabalhos, devendo esse, obrigatoriamente, ser um dos autores.
12. O comprovante de submissão do trabalho (gerado após o envio do mesmo na forma digital), a
versão impressa e o comprovante de pagamento deverão ser apresentados à FUNDAEPE até o dia 05 de abril de 2010.

b) Da seleção de trabalhos
13. A seleção dos trabalhos será realizada por membros da CICT, podendo ser solicitados outros
colaboradores ad-hoc.
14. Os resultados da seleção dos trabalhos serão divulgados até o dia 03 de maio de 2010.
15. Os autores devem conferir as informações no site, e, em caso de problemas procurar a CICT
imediatamente.
16. O prazo máximo para qualquer reclamação, recursos e resolução de problemas relativos aos
resumos e outras solicitações à CICT será até 72 horas após a divulgação oficial dos resultados
finais, pela PRPPG. Após essa data não serão aceitas quaisquer considerações.
c) Da avaliação das apresentações e dos certificados
17. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
18. Recomenda-se a presença do orientador durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM.
19. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma banca debatedora composta por membros indicados pela CICT, que serão notificados com antecedência, sendo 2 (dois) membros e 1 (um) suplente.
20. Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores.

d) Comunicação Oral
21. O apresentador terá a sua disposição projetor de slides, retroprojetor e Data Show. O
apresentador terá no máximo 10 minutos para exposição e 5 minutos para perguntas e respostas. O apresentador, que for utilizar slides, deverá trazê-los montados em carrossel KodakÒ.

e) Painel
22. A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora, cujo
critério será a área correspondente a categoria indicada pelos autores. A dimensão máxima será 80 x 100 cm. Recomenda-se não utilizar fontes com tamanho inferior a 20.
23. O painel deverá ser afixado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado pela CICT.
24. Deverá ser evitado qualquer material que danifique os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.
25. O corpo do painel deve constar resumidamente: título, autores (indicando a categoria: IC, ICJr, PG ou PQ), unidades acadêmicas, agências financiadoras, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências.
26. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel para qualquer informação
adicional. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será
facultado à CICT o direito de não fornecer o certificado de apresentação.

f) Elaboração de resumos
27. O texto deve conter no máximo 3000 caracteres, não incluir citações de referências
bibliográficas e conter os seguintes itens: Introdução: Esclarecimento preciso sobre a principal idéia do trabalho. Objetivos: Explicitar de forma clara e sucinta. Metodologia: Apresentar um breve resumo das etapas da pesquisa experimental, teste estatístico utilizado, etc. Resultados: Descrever objetivamente conforme as exigências das áreas de conhecimento. Conclusões: Relatar as principais. Não incluir novamente o título ou autores no corpo do resumo. Identificar adequadamente os seguintes itens: Apoio: Incluir apoios obtidos pelo trabalho, financeiros ou não. Área: A área de trabalho será usada para agrupar os trabalhos nas apresentações e nos anais. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos. 28. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Reunião Científica 16/03

Caros colegas pesquisadores,

Amanhã às 17:30hs, na sala 16 do prédio II (Campus I), o aluno de mestrado Arthur Nascimento Arrieiro apresentará o tarbalho intitulado: "Treino aeróbio subaquático com progressão da carga melhora o desempenho funcional de mulheres com osteoartrite de joelho leve a moderada." O mesmo faz parte das análises dos resultados dos Grupos (1 e 4) que realizaram o programa de treinamento na água.
A presença de todos é fundamental para colaborar no desenvolvimento das análises e escrita do artigo.

Att,
Arthur Arrieiro


FeSBE - Período para envio de resumos 10/03/2010 a 10/04/2010

Em 2010 a Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) realiza sua vigésima quinta reunião anual em Águas de Lindóia (SP). Este ano, a XXV Reunião Anual da FeSBE está composta pelo XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), XLV Congresso Brasileiro de Fisiologia (SBFis), XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC), VII Congresso do Brazilian Society for Research onVision and Ophthalmology (BRAVO), e tem a participação da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN), Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA), Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM): Departamento de Endocrinologia Básica.

Apresentar um painel na FeSBE é frequentemente a primeira grande oportunidade para discutirmos nossos mais novos resultados experimentais. Apresentar um painel na FeSBE foi um marco maior nos primórdios da carreira científica de vários expoentes da ciência nacional. Ter a oportunidade de publicamente discutir os próprios resultados experimentais em um congresso nacional é certamente uma experiência memorável. As contribuições resultantes dessa exposição pública podem melhorar o trabalho. Dar novos rumos ao projeto. Resolver entraves técnicos. Indicar novas interpretações. Em resumo, resultar em uma importante conquista não apenas para o trabalho, mas também para quem o apresenta.

Período para envio de resumos à FeSBE - 10/03/2010 à 10/04/2010. Para obter mais informações acesse a página http://www.fesbe.org.br/fesbe2010/

terça-feira, 9 de março de 2010

Reunião Científica 09/03/10

Apresentação dos dados de iniciação científica do aluno Mateus Ramos Amorim

Título: Avaliação do ângulo do quadríceps e comparação entre as medidas derivadas radiograficamente e clinicamente em idosas com osteoartrite de joelho

Data: 09/03/2010
Horário: 17:30hs
Local: Sala 6 / Prédio I / Campus I UFVJM

sexta-feira, 5 de março de 2010

Novo horário das reuniões

Caros pesquisadores,
Venho informar que de acordo com discussão na última reunião científica, ficou definido que as próximas reuniões iniciaram as 17:30. O responsável pela apresentação do dia, deve estar com a sala preparada neste horário, já que vários integrantes do grupo têm compromisso as 19:00.
Vale salientar, que a próxima reunião científica teremos como apresentação os dados do aluno de iniciação científica Mateus.
Atenciosamente,
Núbia Carelli

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Reunião Científica dia 02

Caros Pesquisadores,
Venho informar que a reunião científica do dia 02 de Março, será realizada na sala 1 do prédio II, do Campus I. Encaminhei o artigo a ser apresentado a todos os membros do grupo de pesquisa. Peço que quem não recebeu, me envie um e-mail solicitando o envio do mesmo,
Atenciosamente,
Núbia Carelli

E-mail: nubia-carelli@ig.com.br