quarta-feira, 17 de março de 2010

XII Jornada de iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM e II Mostra de Pósgraduação

A Comissão de Iniciação Cientifica e Tecnológica (CICT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, estabelece as normas para a realização da XII JICT e da II Mostra de Pósgraduação que ocorrerá de 09 a 12 de maio de 2010.

I. INSTRUÇÕES NORMATIVAS

a) Das inscrições
1. O evento terá como público alvo: acadêmicos, professores e profissionais.
2. A participação no evento é aberta a toda a comunidade independentemente da apresentação de trabalhos. Entretanto, só terá direito ao material, aos anais em CD ROOM e aos certificados os
participantes que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição.
3. A inscrição poderá ser realizada de duas maneiras: I) com a apresentação de trabalhos, II) sem a apresentação de trabalhos. Neste último caso, a inscrição irá ocorrer diretamente na FUNDAEPE em Diamantina, ou no Campus Avançado do Mucuri, na divisão de pesquisa da referida unidade, em Teófilo Otoni.
4. Os trabalhos a serem submetidos poderão ser aqueles desenvolvidos por bolsistas BIC-Júnior,
graduandos e pós-graduandos da UFVJM, bem como de outras instituições.
5. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa científica, sendo submetidos a apreciação do
comitê científico.
6. Os trabalhos serão apresentados na forma de painéis ou comunicação oral, conforme parecer da CICT. A forma de apresentação será divulgada juntamente com a divulgação dos trabalhos aceitos.
7. O trabalho deverá ser submetido em formulário próprio, disponível no site: www.ufvjm.edu.br e entregue na forma impressa na FUNDAEPE. Neste último caso, deverá ser entregue o resumo
contendo o título, sem a identificação dos autores.
8. Cada trabalho poderá conter 7 (sete) autores no máximo, incluindo o orientador como último
autor. Os autores deverão indicar sua categoria ao lado dos seus respectivos nomes (IC -Iniciação Científica, ICJr – Iniciação Científica Júnior; PG – Pós Graduando e PQ - Pesquisador). Orientador e primeiro autor deverão ser identificados no formulário, juntamente com seus respectivos e-mails e departamentos.
9. Serão aceitos no máximo dois resumos por pessoa na condição de primeiro autor. O nome do
apresentador deverá ser indicado no formulário.
10. A submissão dos trabalhos será no período de 15 de março a 05 de abril de 2010.
11. Para cada inscrição será cobrada uma taxa no valor de R$20,00(vinte reais) até o dia 05 de abril de 2010, mediante depósito ou transferência na conta da FUNDAEPE (Caixa Econômica Federal, Agência 0112, conta 501063-6, operação 003). Cada inscrito poderá submeter até 02(dois) trabalhos, devendo esse, obrigatoriamente, ser um dos autores.
12. O comprovante de submissão do trabalho (gerado após o envio do mesmo na forma digital), a
versão impressa e o comprovante de pagamento deverão ser apresentados à FUNDAEPE até o dia 05 de abril de 2010.

b) Da seleção de trabalhos
13. A seleção dos trabalhos será realizada por membros da CICT, podendo ser solicitados outros
colaboradores ad-hoc.
14. Os resultados da seleção dos trabalhos serão divulgados até o dia 03 de maio de 2010.
15. Os autores devem conferir as informações no site, e, em caso de problemas procurar a CICT
imediatamente.
16. O prazo máximo para qualquer reclamação, recursos e resolução de problemas relativos aos
resumos e outras solicitações à CICT será até 72 horas após a divulgação oficial dos resultados
finais, pela PRPPG. Após essa data não serão aceitas quaisquer considerações.
c) Da avaliação das apresentações e dos certificados
17. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
18. Recomenda-se a presença do orientador durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM.
19. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma banca debatedora composta por membros indicados pela CICT, que serão notificados com antecedência, sendo 2 (dois) membros e 1 (um) suplente.
20. Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores.

d) Comunicação Oral
21. O apresentador terá a sua disposição projetor de slides, retroprojetor e Data Show. O
apresentador terá no máximo 10 minutos para exposição e 5 minutos para perguntas e respostas. O apresentador, que for utilizar slides, deverá trazê-los montados em carrossel KodakÒ.

e) Painel
22. A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora, cujo
critério será a área correspondente a categoria indicada pelos autores. A dimensão máxima será 80 x 100 cm. Recomenda-se não utilizar fontes com tamanho inferior a 20.
23. O painel deverá ser afixado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado pela CICT.
24. Deverá ser evitado qualquer material que danifique os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.
25. O corpo do painel deve constar resumidamente: título, autores (indicando a categoria: IC, ICJr, PG ou PQ), unidades acadêmicas, agências financiadoras, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências.
26. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel para qualquer informação
adicional. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será
facultado à CICT o direito de não fornecer o certificado de apresentação.

f) Elaboração de resumos
27. O texto deve conter no máximo 3000 caracteres, não incluir citações de referências
bibliográficas e conter os seguintes itens: Introdução: Esclarecimento preciso sobre a principal idéia do trabalho. Objetivos: Explicitar de forma clara e sucinta. Metodologia: Apresentar um breve resumo das etapas da pesquisa experimental, teste estatístico utilizado, etc. Resultados: Descrever objetivamente conforme as exigências das áreas de conhecimento. Conclusões: Relatar as principais. Não incluir novamente o título ou autores no corpo do resumo. Identificar adequadamente os seguintes itens: Apoio: Incluir apoios obtidos pelo trabalho, financeiros ou não. Área: A área de trabalho será usada para agrupar os trabalhos nas apresentações e nos anais. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos. 28. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Reunião Científica 16/03

Caros colegas pesquisadores,

Amanhã às 17:30hs, na sala 16 do prédio II (Campus I), o aluno de mestrado Arthur Nascimento Arrieiro apresentará o tarbalho intitulado: "Treino aeróbio subaquático com progressão da carga melhora o desempenho funcional de mulheres com osteoartrite de joelho leve a moderada." O mesmo faz parte das análises dos resultados dos Grupos (1 e 4) que realizaram o programa de treinamento na água.
A presença de todos é fundamental para colaborar no desenvolvimento das análises e escrita do artigo.

Att,
Arthur Arrieiro


FeSBE - Período para envio de resumos 10/03/2010 a 10/04/2010

Em 2010 a Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) realiza sua vigésima quinta reunião anual em Águas de Lindóia (SP). Este ano, a XXV Reunião Anual da FeSBE está composta pelo XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), XLV Congresso Brasileiro de Fisiologia (SBFis), XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC), VII Congresso do Brazilian Society for Research onVision and Ophthalmology (BRAVO), e tem a participação da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN), Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA), Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM): Departamento de Endocrinologia Básica.

Apresentar um painel na FeSBE é frequentemente a primeira grande oportunidade para discutirmos nossos mais novos resultados experimentais. Apresentar um painel na FeSBE foi um marco maior nos primórdios da carreira científica de vários expoentes da ciência nacional. Ter a oportunidade de publicamente discutir os próprios resultados experimentais em um congresso nacional é certamente uma experiência memorável. As contribuições resultantes dessa exposição pública podem melhorar o trabalho. Dar novos rumos ao projeto. Resolver entraves técnicos. Indicar novas interpretações. Em resumo, resultar em uma importante conquista não apenas para o trabalho, mas também para quem o apresenta.

Período para envio de resumos à FeSBE - 10/03/2010 à 10/04/2010. Para obter mais informações acesse a página http://www.fesbe.org.br/fesbe2010/