Ontem (11 de setembro de 2014) um dos representantes dos "PARTNERS OF THE AMERICAS" esteve aqui na UFVJM (Stephen Waechter - Colorado -steve@coloradopartners.org) e conversou com a profa. Ana Cristina Rodrigues Lacerda e com o Prof. Gustavo Eustáquio Brito Alvim de Melo sobre o que são parceiros das Américas e como podemos nos beneficiar desta parceria, capitaneada na UFVJM pela Profa. Mabel (Diretoria de relações Internacionais - DRI). Assim, envio abaixo alguns comentários que considero importantes:
1). Parceiros das Américas - organização entre membros dos Estados Unidos e países da América Latina e Caribe onde membros voluntários tentam facilitar o intercâmbio de pessoas (Estados Unidos - América Latina - Caribe). Maiores informações: www.coloradopartners.org (Colorado) e www.partners.net (Internacional)
2). Missão - conectar pessoas (voluntários), instituições e comunidades do Colorado e de Minas Gerais. Lema - conectar, servir e mudar vidas.
3). Como podem fazer isto para alunos (graduação e pós-graduação) e professores da UFVJM:
- Interessados em vivenciar a cultura e cursar cursos em uma das 6 Universidades do Colorado devem procurar o DRI / UFVJM que entrarão em contato com o Stephen para verificar: opções de universidades, suporte para contato com laboratórios e universidades, acompanhamento no período de estadia nos Estados Unidos, hospedagem em casa de família nativa do país. Prazo mínimo - 4 semanas. Exemplo de Brasileiro membro dos parceiros das Américas que mora no Colorado e atua na área Ciências do esporte - Gylton Da Matta.
4). Segundo Stephen, há o interesse em facilitar a permuta de 3 a 5 estudantes (UFVJM - Universidades do Colorado e vice-versa). Com relação aos recursos financeiros, os parceiros das américas, via DRI, podem auxiliar com informações sobre acordos entre governos para obtenção de recurso.
Diante do exposto, acho importante professores dividirem estas informações com alunos, especialmente alunos de iniciação científica e de pós-graduação, visto ser uma oportunidade para intercâmbio humanizado.