quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mestranda do PMPGCF/UFVJM aprovada em primeiro lugar em concurso para Fisioterapeuta no Centro Especializado em Reabilitação

Parabenizamos Vanessa Gonçalves César Ribeiro pela aprovação em primeiro lugar para FISIOTERAPEUTA junto ao Centro Especializado em Reabilitação (CER - Diamantina).

Pontos discutidos na reunião do LAFIEX-LIM

No dia 08 de junho, o mestrando Daniel Almeida Freitas apresentou o seu projeto de mestrado. Assim, segue abaixo alguns tópicos abordados e os rumos a serem tomados pelo projeto:


- O trabalho apresentado pela IC Luiza Nonato, norteou e reforçou a metodologia adotada no projeto de mestrado do Daniel. O artigo demonstrou que um treino de exercício intervalado de alta intensidade, com duração de 6 semanas, foi capaz de aumentar em todo o cérebro do animal, as concentrações de BDNF, GNDF, peróxido de hidrogênio e TNF-alfa.

- Neste contexto, ficaram algumas lacunas a serem respondidas:
Qual o impacto funcional (por exemplo memória) do protocolo de HIIT? 
Será que este aumento nos níveis de peróxido, citocina é capaz de levar a um estresse oxidativo?
Qual são as regiões cerebrais envolvidas?

- Com base nestes questionamento, o Daniel irá:
Avaliar qual a região do cérebro envolvida: Córtex Cerebral ou Hipocampo (áreas envolvidas com mémoria).
Avaliar o estresse oxidativo nestas duas regiões cerebrais, determinando os níveis de enzimas antioxidantes e se realmente houve dano (lipoperoxidação lipídica).
Determinar onde houve aumento do BNDF e Citocinas (Hipocampo / Córtex cerebral).

-O grupo decidiu avaliar estes efeitos inicialmente em 6 semanas de protocolo: Grupo Sedentário x HIIT.

-Será realizada um teste de esforço máximo, afim de determinar a capacidade de esforço, bem como selecionar os animais corredores.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Workshop on Exercise and Autonomic Regulation

A Comissão Organizadora do V Workshop on Exercise and Autonomic Regulation, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação PGFISFAR e PPGCE da UFMG, convida a todos para participarem das atividades de mais uma edição desse evento, a ser realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2015, no Centro de Atividades Didáticas (CAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contaremos com a participação dos pesquisadores: Natalie Boisseau, PhD (Lab of Metabolic Adaptations to Exercise, Clermont University; França); Lisete C. Michelini, PhD (São Paulo University, Brasil); Luc Van Loon, PhD (Maastricht University, Holanda); Craig Sale, PhD (School of Science & Technology, Nottingham Trent University, Inglaterra); Jacques Poortmans, PhD (Lab for Biometry and Exercise Nutrition, Free University of Belgium, Brussels, Bélgica).


As inscrições e a submissão de resumos poderão ser feitas através do e-mail: autonomicregulation@gmail.com até o dia 14 de agosto de 2015. Visitem também a nossa página no facebook:https://www.facebook.com/workshopUFMG


Mais informações acerca do V Workshop on Exercise and Autonomic Regulation poderão ser encontradas nos arquivos encaminhados ou entrando em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail autonomicregulation@gmail.com.

Contamos com a sua participação e divulgação para os demais interessados em fazer parte do V Workshop on Exercise and Autonomic Regulation.


Os alunos do Programa Multicêntrico poderão se matricular na disciplina Tópicos avançados: Workshop on Exercise and Autonomic Regulation ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia e terão 1 crédito pela participação no evento.


Imagem inline 2



A Comissão Organizadora.
  • Prof. Dr. Cândido Celso Coimbra, (ICB - UFMG)
  • Prof. Dr. Marco Antônio P. Fontes, (ICB - UFMG) 
  • Profa. Dra. Andréa Siqueira Haibara, (ICB - UFMG) 
  • Prof. Dr. Samuel Penna Wanner, (EEFFTO - UFMG) 
  • Profa. Dra. Danusa Dias Soares, (EEFFTO - UFMG) 
  • Profa. Dra. Ana Cristina Rodrigues Lacerda (UFVJM)
  • Profa. Dra. Etel Rocha Vieira (UFVJM)
  • Prof. Dr. Flávio de Castro Magalhâes,(UFVJM)
  • Prof. Dr. Fabiano T. Amorim (UFVJM)
  • Profa. Dra. Maristela O. Poletini (UFMG)
  • Profa. Dra. Juliana B. Guimarães (UEMG)
  • Profa. Dra. Laura H. R. Leite (UFJF)
  • Prof. Dr. Thales Prímola Gomes (UFV)