sábado, 11 de maio de 2019

#UFVJM Popularização da Ciência Grupo de Pesquisa LAFIEX

Grupo da professora Ana Cristina Lacerda (LAFIEX UFVJM) inicia a publitização de pesquisas em desenvolvimento pelo grupo com finalidade de popularização da ciência:





Ana Cristina Rodrigues Lacerda
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/0618478401974603

Projetos desenvolvidos no LAFIEX UFVJM  Ana Cristina Lacerda https://youtu.be/q__z4zKgPkc



Ângela Alves Viegas

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/9268983286205602
#UFVJM LAFIEX projeto de doutorado orientado pela docente do PMPGCF Ana Cristina Rodrigues Lacerda https://youtu.be/3L1KSWUfFH8

Ana Carolina Coelho de Oliveira
Mestranda pelo PPGReab / UFVJM
Endereço para acessar CV:  http://lattes.cnpq.br/9159599805966263

Angelica de Fatima Silva
Mestranda pelo PPGReab / UFVJM
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/6095825514552315
#UFVJM LAFIEX Mestrandas pelo Ppgreab orientadas pela docente Ana Cristina Rodrigues Lacerda https://youtu.be/8Rei2gaurSI?t=2

Jeanne Brenda Martins
Mestre pelo PMPGCF / UFVJM
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/2975051086409309
#UFVJM LAFIEX Mestre pelo PMPGCF orientada pela docente Ana Cristina Rodrigues Lacerda https://youtu.be/GiMRGJUs2nM
Talita Emanuela Domingues 

Discente de doutorado pelo PMPGCF / UFVJM 
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/9134595382462069

#UFVJM LAFIEX doutoranda pelo PMPGCF orientada pela docente Ana Cristina Rodrigues Lacerda https://youtu.be/cxNJrd9ek3Q

Sueli Ferreira da Fonseca
Pós Doutora pelo PMPGCF / UFVJM 
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/4599626720736707


Juliana Nogueira Pontes Nobre
Doutoranda pelo PMPGCF / UFVJM 
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/5253898058210398


Jousielle Márcia dos Santos 
 Doutoranda pelo PMPGCF / UFVJM 
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/7065913153209847

Vanessa Gonçalves César Ribeiro 
Doutoranda pelo PMPGCF / UFVJM 
Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/8026892474316626

#UFVJM Grupo pesquisa LAFIEX coordenado pela professora Ana Cristina Lacerda https://youtu.be/53RUQnGQXgk



Sara Barros Silva
Mestranda pelo PPGReab / UFVJM
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/8145549265871300

#UFVJM LAFIEX Sara Barros (mestranda PPGReab) Orientadora Ana Cristina Lacerda https://www.youtube.com/watch?v=DvNWcXIlolM

Projeto de extensão: Fisioterapia aquática no alívio da dor para mulheres com fibromialgia 
Apoio PROEXC UFVJM
Discente PIBIC (Ana Carolina) e PIBEX (Jurandir Flor)
Pós graduandos envolvidos Jousielle Márcia dos Santos e Vanessa Ribeiro
Coordenadora Profa. Ana Cristina Rodrigues Lacerda
https://www.youtube.com/watch?v=ZGeHW0zW87A 

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Projetos desenvolvidos no LAFIEX CIPq UFVJM sob a coordenação da docente Ana Cristina Lacerda

Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e da Inflamação coordenado pela docente do Departamento de Fisioterapia da UFVJM - Professora Ana Cristina Lacerda (lafiexufvjm.blogspot.com)

Acesso ao video: https://www.youtube.com/watch?v=q__z4zKgPkc



Professora Dra. Ana Cristina Rodrigues Lacerda
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0618478401974603

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) onde atua como orientadora de mestrado e doutorado no programa multicêntrico de pós-graduação em ciências fisiológicas e como orientadora de mestrado no programa de pós-graduação em reabilitação e desempenho funcional. Foi diretora de pesquisa da UFVJM, coordenadora de Programa de Pós-Graduação e membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde - CDS - da FAPEMIG. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Recursos em Fisioterapia, atuando principalmente nos temas relacionados ao exercício físico. É lider do grupo de pesquisa/CNPQ "Fisiologia do Exercício e da Inflamação" e desenvolve projetos de pesquisa com apoio financeiro da FAPEMIG, CNPq. 

Informações sobre Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e da Inflamação da UFVJM


No início do ano de 2007 constituiu-se voluntariamente um grupo de estudos e pesquisa em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), capitaneado pela professora Ana Cristina Rodrigues Lacerda, com o objetivo ampliar e produzir novos conhecimentos na referida área, como também, possibilitar aos alunos de diversas áreas afins um espaço complementar para a formação acadêmica por meio da iniciação científica.
Em 2009, o grupo passou a integrar ao Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), dando origem ao Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFIEX), atualmente localizado no Centro Integrado de Pesquisa em Saúde do Vale Jequitinhonha (CIPq saúde), construído com recurso FINEP, coordenado pelos docentes Ana Cristina Rodrigues Lacerda e Pedro Henrique Scheidt Figueiredo. Docentes associados: Vanessa Amaral Mendonça, Hércules Ribeiro Leite, Vanessa Pereira de Lima.
Em 2010, a professora Vanessa Amaral Mendonça concluiu o seu doutoramento em Ciências Biológicas, com foco em análise neuroimunoinflamatória, passando a coordenar, juntamente com a professora Ana Cristina, o grupo de estudos e pesquisa em Fisiologia do Exercício e da Inflamação, bem como integrar o grupo de docentes orientadores pleno do PMPGCF na UFVJM.
Em 2012, a professora Vanessa Amaral Mendonça, juntamente com o professor Hércules Ribeiro Leite (também orientador pleno do PMPGCF), passaram a coordenar o Laboratório de Inflamação e Metabolismo (LIM) localizado no CIPq saúde. Docentes associados: Ana Cristina Rodrigues Lacerda, Pedro Henrique Scheidt Figueiredo.
Em 14 de abril de 2014, o grupo de pesquisa “FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DA INFLAMAÇÃO”, liderado pelas professoras doutoras Ana Cristina Rodrigues Lacerda e Vanessa Amaral Mendonça foi certificado pela Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG) da UFVJM como grupo de pesquisa do CNPq.
Em 2015, todos os docentes supracitados, integrantes do grupo de pesquisa em Fisiologia do Exercício e da Inflamação, passaram a integrar o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGReab) da UFVJM.  
Assim, o nosso grupo de pesquisa está em fase de desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa com apoio financeiro de órgãos governamentais (FAPEMIG e CNPq). As linhas de pesquisa do grupo são voltadas para o estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre o desempenho físico e funcional, aspectos comportamentais, bem como parâmetros neuroinflamatórios, imunológicos, cardiovasculares, metabólicos em populações saudáveis e grupos especiais, tais como idosos, DPOC, crianças e adolescentes, fibromialgia, osteoartrite, pacientes em hemodiálise e outros. O grupo de pesquisa é constituído por professores pesquisadores, alunos dos programas de Pós-Graduação da UFVJM, principalmente, Ciências da Saúde, alunos de iniciação científica e ainda profissionais e alunos voluntários. As atividades desenvolvidas pelo grupo extrapolam o desenvolvimento de pesquisas científicas. São realizadas atividades de formação acadêmico-científico como seminários, palestras entre outros.





Professora Dra. Ana Cristina Rodrigues Lacerda
Contato e-mail: lacerda.acr@ufvjm.edu.br

Professor Dr. Hércules Ribeiro Leite
Contato e-mail: herculesdtnaa@gmail.com

Professor Dr. Pedro Henrique Scheidt Figueiredo
Contato e-mail: phsfig@yahoo.com.br

Professora Dra. Vanessa Amaral Mendonça
Contato e-mail: vaafisio@hotmail.com

Professora Dra. Vanessa Pereira de Lima
Contato e-mail: vanessa.lima@ufvjm.edu.br