segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sugestões para leitura na área Biologia do Exercício (parâmetros inflamatórios, hormonais e de lesão celular)

  • Med Sci Sports Exerc. 2003 Feb;35(2):348-55. Impact of a competitive marathon race on systemic cytokine and neutrophil responses.

Clique aqui.

  • Physiol Rev. 1999 Jan;79(1):1-71. Regulation of the hypothalamic-pituitary-adrenal axis by cytokines: actions and mechanisms of action.

Clique aqui.

  • Trends Endocrinol Metab. 1994 Sep;5(7):303-9. Neuroendocrine-immune system interactions The immune-hypothalamo-pituitary-adrenal axis.

Clique aqui.

image

domingo, 14 de outubro de 2012

Curso de Educação Física da UFVJM promove encontro científico-cultural

O Encontro de Educação Física da UFVJM, evento científico e cultural promovido pelo Curso de Educação Física da UFVJM, chega a sua sexta edição com o tema  "Transversalidade: desafios e perspectivas para a Educação Física".
          O compromisso com a construção da cidadania passa necessariamente por uma educação voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Uma das possibilidades para esta construção é a transversalidade, prática pedagógica que tem como objetivo estimular a discussão sobre questões importantes, urgentes e presentes na vida cotidiana.
          Os desafios e perspectivas da transversalidade também são colocados para a educação física escolar. Assim, o VI Encontro de Educação Física da UFVJM se propõe a discutir a relação dos temas transversais no espaço escolar, especialmente na educação física. São temas que estão sendo vivenciados e debatidos em diferentes espaços sociais, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. São questões sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais do indivíduo.

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 10-11-2012

Para visitar o site clique aqui