quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro internacional em fisiologia e farmacologia da regulação da temperatura

4th  International Meeting on Physiology and Pharmacology of Temperature Regulation. Buzios, RJ, Brazil – March 22-25, 2012 – For more information visit the website:
http://www.eventus.com.br/pptr2012/index.html

o XLVII Congresso Anual da SBFis será realizado em Gramado, RS no período de 2 a 5 de setembro de 2012

Em atenção às deliberações da Assembléia Geral da SBFis, realizada no dia 25 de agosto passado no Rio de Janeiro, a Comissão Organizadora do Congresso, constituída naquela Assembléia, analisou algumas alternativas e decidiu que a SBFis realizará o seu Congresso Anual no período de 2 a 5 de setembro de 2012 na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. No mesmo período ocorrerá o III Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da SBFis.

O Congresso Anual da SBFis de 2012 será voltado principalmente para os estudantes de graduação e pós-graduação, como tem sido a tradição dos congressos da nossa sociedade. No próximo Congresso, a SBFis continuará valorizando o seu compromisso com a qualidade acadêmica e especialmente com a consolidação do nosso Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Nesse cenário, a Comissão Organizadora do Congresso e do III Encontro Científico dará prioridade para a participação ativa dos estudantes, e fará todos os esforços para facilitar o alojamento e o transporte até Gramado. A Comissão Organizadora do Congresso de 2012 tem como meta a realização de um evento de elevada qualidade científica, que deverá contar com a participação do maior número possível de fisiologistas brasileiros em um ambiente de máxima interação entre os professores e os estudantes.

A Comissão Organizadora do Congresso de 2012 é constituída pelos seguintes fisiologistas: Aldo B. Lucion (Presidente da Comissão), Ilma Brum, Maria José Campagnole-Santos, Lisete C. Michelini, José Antunes Rodrigues, Rita de Cássia M. Dornelles, Anderson S. Ribas (representante discente), Valdir A. Braga, Patrícia Rocco e Dalton V. Vassalo. Em breve a Comissão Organizadora do Congresso dará início às consultas aos sócios com vistas à elaboração de um programa científico de alta qualidade. Esse programa deverá contemplar todas as áreas da fisiologia e incluir o maior número possível de pesquisadores atuantes na fisiologia brasileira. Em breve o website da SBFis passará a divulgar informações sobre o XLVII Congresso Brasileiro de Fisiologia-2012. As sugestões dos sócios serão muito bem-vindas e nesse momento você poderá enviar as suas mensagens para o e-mail do Prof. Dr. Aldo Lucion, presidente da SBFis e da Comissão Organizadora do Congresso de 2012 (aldo.lucion@gmail.com / sbfis@pratica.com.br).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Próximas reuniões científicas LAFIEX–LAPEP

Sugerimos a apresentação do artigo intitulado: Less is more: standard warm-up causes fatigue and less warm-up permits greater cycling power output (J Appl Physiol, 2011) pela doutoranda Núbia na reunião do dia 1 de novembro de 2011. Clique aqui.

Na oportunidade, ressaltamos a importância do artigo para o projeto de doutoramento da referida aluna visto que apresenta informações relevantes sobre a forma de como definiu-se o protocolo de aquecimento.

Obs. Caso queiram o artigo na íntegra, solicitem por e-mail à Núbia (nubia-carelli@ig.com.br)

Obrigada Prof. Fernando Gripp pelo envio do artigo! Contamos com a sua presença na reunião.

No dia 8 de novembro de 2011, a doutoranda Núbia fará uma revisão sobre bioestatística onde alunos de iniciação científica e os futuros candidatos ao PMPGCF deverão participar.

Professores e alunos do PMPGCF/UFVJM participam de encontro científico na UNIFAL

image

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011 ocorreu em Alfenas o II Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Durante este evento, professores (orientadores pleno) e alunos (pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica) da UFVJM (instituição associada do referido programa) participaram do encontro.