terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Projeto de pesquisa contemplado com recurso financeiro CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016

Título do projeto: EFEITO DO TREINO AERÓBIO REALIZADO NA ESTEIRA EM PARÂMETROS NEURO-INFLAMATÓRIOS, ESTRESSE OXIDATIVO, ÁLGICO, FUNCIONAIS E HISTOLÓGICOS EM DIFERENTES FASES DA INDUÇÃO DE OSTEOARTRITE DE JOELHO EM RATOS

A osteoartrite (OA) é uma doença potencialmente incapacitante de causa multifatorial e caracterizada por dor, rigidez que pode ocasionar limitações funcionais e piora na qualidade de vida do paciente. Até o presente momento, não se pode reputar tratamentos que revertam os danos causados na articulação ou retardar de forma eficaz a progressão da doença. Atualmente as abordagens terapêuticas são focadas no controle da sintomatologia, especialmente as manifestações álgicas visando melhorar a funcionalidade. O uso crônico de medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINES) é a modalidade terapêutica mais comum e primariamente prescrita para o controle dos sintomas; entretanto, apresenta diversos efeitos sistêmicos adversos, incluindo ulceração gastrointestinal, inibição da agregação plaquetária e alterações no fluxo renal.
Recentes evidências também apontam o estresse oxidativo como fator causal primário na
patogênese da OA visto que pacientes com OA comparados com controles hígidos apresentam componentes oxidantes aumentados e componentes antioxidantes reduzidos sistemicamente. Somado a isto, considerando que espécies reativas de oxigênio (EROs) podem promover danos oxidativos em diversos componentes articulares, o aumento das concentrações de EROs poderia danificar o DNA mitocondrial, contribuindo com o desequilíbrio da homeostase da matriz extracelular e apoptose dos condrócitos. Além disso, deve-se considerar que o estresse oxidativo, além de promover a destruição da cartilagem, parece desencadear cascata de eventos neuroinflamatórios que influenciam diretamente a progressão da doença. 
Como alternativa para minimizar a progressão da doença e controlar a dor, função física e qualidade de vida, a literatura vigente aponta efeito de condroproteção do treinamento constituído por exercício físico de intensidade moderada realizado no solo. Este efeito parece se relacionar com a ação da transdução dos sinais mecânicos das atividades de impacto sobre a preservação dos proteoglicanos constituintes da cartilagem articular e seu efeito positivo sobre os condrócitos. Diante do exposto, torna-se relevante o estudo do efeito do treinamento constituído por exercício físico aeróbio de intensidade moderada na esteira sobre parâmetros relacionados à neuroinflamação (incluindo análise histológica), ao estresse oxidativo e aos aspectos funcionais e álgicos em ratos com osteoartrite de joelho. Assim, acredita-se que o treinamento físico constituído por caminhada de intensidade moderada com impacto sobre a articulação melhora aspectos neuroinflamatórios e funcionais, bem como parâmetros de estresse oxidativo em modelo animal de indução de osteoartrite de joelho.


Data de início: Fevereiro de 2016 (36 meses)

Natureza (inovação, extensão, pesquisa, outro, projeto interinstitucional): Pesquisa

Membros do projeto: 

Coordenador: 
Prof ª. Dr ª. Ana Cristina Rodrigues Lacerda (UFVJM)

Pesquisadores:
Prof. Dr. Hércules Ribeiro Leite (UFVJM)
Prof. Dr. Murilo Xavier Oliveira (UFVJM)
Prof.ª Dr.ª Vanessa Amaral Mendonça (UFVJM)
Prof. Dr. Anderson José Ferreira (UFMG)

Alunos de Pós-Graduação envolvidos:
Jeanne Brenda Martins (mestrado UFVJM)
Grazielle Cordeiro Aguiar (doutorado UFMG)