sábado, 24 de janeiro de 2009

II CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva

O CIRNE é um evento internacional de reabilitação neuromusculoesquelética e esportiva que acontecerá em Belo Horizonte, no período de 13 a 16 de maio de 2009. Local: minascentro. Acredito que o nosso grupo poderá enviar resumos do estudo piloto para o referido evento. Data limite para envio de resumos: 28/02/2009.

Click aqui para informações sobre envio de resumos. 

Jornada Científica da UFVJM

Vem aí a XI Jornada Científica da UFVJM. Fiquem atentos para as informações sobre o evento. O Grupo de Pesquisa LAFIEX estará presente com alguns trabalhos.

Próximas Tarefas

  • Realizar levantamento bibliográfico referente à temática do trabalho a ser escrito nas bases de dados mencionadas na parte inferior do blog e preparar uma tabela resumo com os principais achados científicos (conferência e entrega da tabela em 03/03/2009).
  • Finalizar a escrita dos resumos e envio dos mesmos para o meu e-mail (Prazo final para envio por e-mail: 10/02/2009). Títulos citados abaixo. 
- Sueli e Mateus: Efetividade de um programa de treino aeróbio e suas repercussões na dor, funcionalidade e resposta inflamatória em  idosos com osteoartrite de joelho (Estudo Piloto).

- Mateus: Avaliação do ângulo do quadríceps e comparação entre as medidas derivadas radiograficamente e clinicamente em idosos com osteoartrite de joelho.

Daniel e Marcelo: Efetividade de um programa de treino aeróbio e suas repercussões na dor, funcionalidade e resposta inflamatória em idosos com osteoartrite de joelho (Estudo Piloto).

- Mariana e Talitha: Efeito de um programa de condicionamento aeróbio em parâmetros metabólicos, antropométricos e de condicionamento físico em idosos - um estudo piloto. 

- Amanda e Adriana: Estudo comparativo do índice de massa corporal calculado pelas medidas de estatura utilizando estadiômetro e tamanho da tíbia em idosos.

OBS. Verifiquem as datas para envio de resumos para a Jornada Científica da UFVJM e demais eventos científicos.

  • Tarefa Importante - Como cada aluno participou de uma fase do processo de coleta de dados,  cada um deverá descrever detalhadamente os materiais e métodos utilizados. Após a escrita, vocês deverão enviar o material para o meu e-mail para eu efetuar correções (prazo máximo para a realização da tarefa: 10/02/2007). 
  • Adriana: Enviar dados de estatura mensurados na balança e obtidos pela fórmula de Chumela (1985), bem como IMC considerando a estatura obtida por ambas medidas para a Profa. Ana Cristina (dados dos voluntários do piloto e do G1 - teste 1).   
  • Amanda: enviar dados de IMC, RCQ e SF36 das coletas (teste 1, 2, 3 e 4) dos voluntários do piloto para a Profa. Ana Cristina Lacerda.
  • Próximas Apresentações de Artigos - cada aluno deverá buscar um artigo atualizado (últimos 5 anos), obtido em uma das bases de dados citadas na parte inferior do blog, relacionado ao seu objeto de estudo e apresentar em reunião científica. Antes de iniciar a apresentação, cada aluno deverá justificar a escolha do artigo e mostrar como foi feito realizado o processo de busca do artigo (Informar: palavras-chave utilizadas, bases de dados investigadas, número de estudos existentes). A seqüência de apresentação será:

- Sueli (10/03/09)

- Marcelo (17/03/2009) 

- Mateus (24/03/09)

- Daniel (31/03/09)

- Mariana (07/04/2009)

- Talitha (14/04/2009)

- Rosalina (21/04/09)

- Camila (28/04/09)

- Adriana (05/05/09)

- Amanda (12/05/09) 

OBS. Antes de disponibilizar o artigo no blog para que todos tenham acesso, cada aluno terá que consultar um dos professores do grupo (Wellington, Adriano, Alessandra, Fernando, Gustavo, Ana Cristina) para avaliar a relevância do mesmo.

Próxima reunião científica - 27/01/09

Local: Sala 4 / prédio 1 / Campus I
Horário: 14:00 hs
Pauta: Apresentação do projeto de pesquisa sobre treinamento com plataforma vibratória em idosos com OA de joelho
Responsável: Rosalina 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Histórico do Grupo de Pesquisa

No início do ano de 2007 constituiu-se voluntariamente um grupo de estudos e pesquisa em Fisiologia do Exercício com o objetivo ampliar e produzir novos conhecimentos na referida área, como também, possibilitar aos alunos de diversas áreas afins um espaço complementar para a formação acadêmica por meio da iniciação científica. Em 2008, o grupo passou a integrar ao Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia, dando origem ao Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFIEX). Até o presente momento estamos em fase de desenvolvimento de projetos de pesquisa com apoio financeiro de órgãos governamentais (FAPEMIG e CNPq). A linha de pesquisa do LAFIEX é voltada para o estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre o desempenho físico e funcional, bem como parâmetros imunológicos, cardiovasculares, metabólicos em populações saudáveis e grupos especiais, tais como idosos e outros. O LAFIEX é constituído por professores pesquisadores, alunos dos programas de Pós-Graduação da UFVJM, principalmente, Ciências da Saúde, alunos de iniciação científica e ainda profissionais e alunos voluntários. As atividades desenvolvidas pelo LAFIEX extrapolam o desenvolvimento de pesquisas científicas. São realizadas atividades de formação acadêmico-científico como seminários, palestras entre outros.

Bem-vindo ao blog LAFIEX UFVJM

Este espaço foi criado para possibilitar a troca de informações entre os participantes do Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.