quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROTOCOLO DE ESTEIRA ROLANTE (Ellestad – protocolo melhor tolerado por avaliados que apresentam condicionamento físico mais elevado)

O protocolo apresenta cargas progressivas por meio de incrementos da velocidade da esteira a cada estágio; contudo, a inclinação é constante em 10% nos quatro primeiros estágios e, a partir do quinto, eleva-se para 15% e é mantida assim até o final do teste. Sobre a velocidade, inicia-se a 2,7 km/h (1,7 mph), eleva-se para 4,8 km/h (3,0 mph) no segundo estágio; depois, a cada estágio, adiciona-se 1,6 km/h (1,0 mph). Da passagem do quarto para o quinto estágios, considerando a elevação de 10 para 15% na inclinação da esteira, sugere-se não adicionar incrementos na velocidade, mas sim manter o nível alcançado de 8,0 km/h (5,0 mph). A duração dos estágios varia entre 2 e 3 minutos: no estágio inicial e no estágio 5, quando existe elevação na inclinação da esteira, sua duração é de 3 min; nos demais estágios estabelece-se a duração constante de 2 min.

Se necessárias, estimativas com relação às medidas do VO2máx podem ser realizadas com as mesmas expressões matemáticas preconizados para o protocolo sugerido por Bruce.

Homens: VO2máx [mLO2/kg/min] = 8,33 + (2,94 x Duração do teste)

Mulheres: VO2máx [mLO2/kg/min] = 8,05 + (2,74 x Duração do teste)image

Sugestão de livro básico para leitura: (disponível biblioteca da UFVJM)

image

Telefone de funcionário da UFVJM que faz a manutenção eletro-eletrônica (esteira LAFIEX): Marcelo 38 88314878

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ciência sem Fronteira

Informamos que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM está preparando o edital para bolsa de iniciação científica para o exterior e em breve ele será lançado na página institucional e encaminharemos e-mail a todos os professores. Por hora, adiantamos que o aluno que tiver interesse precisará ter proficiência na língua estrangeira (país onde fará o intercâmbio) e que a diretoria de relações internacionais, por meio do centro de idiomas da UFVJM, ofertará curso preparatório para a prova TOEFL ou IELTS e a PROGRAD fará toda a tramitação necessária para validação de créditos cursados no exterior.

Leia sobre o programa no site: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atividade física e saúde pública: recomendações para adultos

RECOMENDAÇÃO DE LEITURA

(Recomendação para atividade física 2007) http://www.cdof.com.br/recomendacao_acms_adultos65.pdf

(Recomendação para atividade física 1995) http://jama.ama-assn.org/content/273/5/402.short

(Resumo recomendação para atividade física) http://www.cdof.com.br/acsm16.htm

TABELAS PARA A CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO (CASO SEJA APLICADO TESTE PROGRESSIVO PARA AVALIAR O VO2max)

image

image

reunião 23.08.2011

Caros Pesquisadores,
Venho informar que a reunião de hoje será apresentada pela Professora Vanessa Lima, com a apresentação do projeto: "Efeito do treinamento aeróbio sobre parâmetros imunológicos, clínicos, endócrinos-metabólicos, e desempenho funcional em adultos sedentários tabagistas". A reunião ocorrerá às 18:00, sala 2, bloco 3, Campus JK.
Contamos com a presença de todos.
Atenciosamente,