quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROTOCOLO DE ESTEIRA ROLANTE (Ellestad – protocolo melhor tolerado por avaliados que apresentam condicionamento físico mais elevado)

O protocolo apresenta cargas progressivas por meio de incrementos da velocidade da esteira a cada estágio; contudo, a inclinação é constante em 10% nos quatro primeiros estágios e, a partir do quinto, eleva-se para 15% e é mantida assim até o final do teste. Sobre a velocidade, inicia-se a 2,7 km/h (1,7 mph), eleva-se para 4,8 km/h (3,0 mph) no segundo estágio; depois, a cada estágio, adiciona-se 1,6 km/h (1,0 mph). Da passagem do quarto para o quinto estágios, considerando a elevação de 10 para 15% na inclinação da esteira, sugere-se não adicionar incrementos na velocidade, mas sim manter o nível alcançado de 8,0 km/h (5,0 mph). A duração dos estágios varia entre 2 e 3 minutos: no estágio inicial e no estágio 5, quando existe elevação na inclinação da esteira, sua duração é de 3 min; nos demais estágios estabelece-se a duração constante de 2 min.

Se necessárias, estimativas com relação às medidas do VO2máx podem ser realizadas com as mesmas expressões matemáticas preconizados para o protocolo sugerido por Bruce.

Homens: VO2máx [mLO2/kg/min] = 8,33 + (2,94 x Duração do teste)

Mulheres: VO2máx [mLO2/kg/min] = 8,05 + (2,74 x Duração do teste)image

Sugestão de livro básico para leitura: (disponível biblioteca da UFVJM)

image

Telefone de funcionário da UFVJM que faz a manutenção eletro-eletrônica (esteira LAFIEX): Marcelo 38 88314878

Nenhum comentário:

Postar um comentário