sábado, 28 de fevereiro de 2009

Reunião Científica 03/03/2009

O grupo de pesquisa do LAFIEX-UFVJM reunir-se-á no dia 03/03/09 para reunião científica.
Horário: 18:00hs
Local: Sala 1 / Bloco 1 / Campus I da UFVJM
Apresentadora: Núbia 
Clique abaixo para acessar o resumo dos artigos: 
OBS. Para obter o artigo na íntegra acessem o Portal Capes na UFVJM

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Resoluções da Reunião Administrativa do Grupo de Pesquisa do LAFIEX – UFVJM realizada no dia 26/02/2009

Geral:

·                    Ficou estabelecido que as próximas reuniões científicas realizar-se-ão às terças-feiras, no horário de 17:30hs, em sala de multimídia a ser reservada pelo aluno responsável pela apresentação e posteriormente comunicada por e-mail e postada no blog aos demais membros do grupo. O artigo a ser apresentado deverá ser mostrado a um dos professores do grupo (Ana Cristina, Wellington, Adriano, Alessandra, Gustavo) com pelo menos 1 semana de antecedência para avaliação da relevância do mesmo e posteriormente divulgado por meio de link no blog e versão pdf por e-mail aos demais membros do grupo. Seqüência de apresentação: Núbia (03/03/09); Marcelo (10/03/09); Sueli (17/03/09); Mateus (24/03/09); Daniel (31/03/09); Mariana (07/04/09); Rosalina (05/05/09); Camila (12/05/09); Adriana (19/05/09); Amanda (26/05/09); Arthur (02/06/09); Nayara (09/06/09); Michele (16/06/09); Taciana (23/06/09); Carolina (30/06/09); Mariana (07/06/09); Laura (14/06/09). 

Pesquisa “treinamento com exercício físico vs idosos com osteartrose de joelho”:

·                    Arthur, Sueli e Mateus: agendar horário com os demais membros da equipe do referido projeto para armazenamento dos dados coletados no computador da sala do laboratório de fisioterapia aquática, bem como organizar em arquivo único a descrição detalhada dos materiais e métodos utilizados na coleta de dados e treinamento (prazo: 15/03/09).

·                    Arthur, Sueli e Mateus: fazer cronograma para as próximas coletas de dados. Orientar Amanda e Adriana sobre datas para a coleta dos dados nutricionais, antropométricos e de qualidade de vida (cronogramas sintonizados).

·                    Arthur, Sueli e Mateus: fazer levantamento de materiais de consumo necessários para as próximas coletas. 

·                     Arthur: providenciar o retorno da esteira para o Hospital Santa Casa.

·                    Arthur: organizar e orientar os voluntários sobre transporte para o Campus II (ficou estabelecido que sempre deverá ter um aluno acompanhando os voluntários durante o transporte de ônibus para o Campus II).

·                    Arthur: verificar, nos períodos iniciais do curso de fisioterapia, quais alunos teriam interesse em auxiliar no treinamento dos próximos grupos de voluntários.

·                    Arthur, Daniel e Marcelo: verificar número de voluntários para iniciar o grupo G2 e os demais grupos e estabelecer estratégia para aquisição de novos voluntários.

·                    Amanda, Adriana, Sibele e Nathália: verificar em artigos científicas as referências anatômicas para a coleta de dados do tamanho da tíbia e refazer os cálculos de IMC utilizando a medida da estatura no estadiômetro e calculado utilizando a fórmula de Chumela (1985) de todos os voluntários (piloto e G1).

·                    Sueli, Mateus, Daniel e Marcelo: Encontrar para finalizar escrita do resumo e do artigo com os dados do piloto (previsão de encontro: 27/02/09).

·                    Daniel e Marcelo: Buscar na página da UFVJM o modelo de relatório final para bolsista de iniciação científica e redigi-lo (consultar Márcia, secretária da PRPPG, sobre prazo para envio do relatório final e documentos necessário).

·                    Mariana e Talitha: Redigir o trabalho de conclusão de curso de graduação.  

·                    Daniel e Marcelo: Redigir o trabalho de conclusão de curso de graduação.  

 Pesquisa “treinamento de vibração de todo o corpo vs idosos com osteartrose de joelho”:

·                    Núbia: entrar em contato com o Prof. Adriano e agendar horário para pegar o manual da plataforma vibratória e estabelecer o protocolo para as 12 semanas de treinamento do grupo experimental (tipos de exercícios e características dos mesmos (número de séries e repetições e tipo de contração) / duração das sessões: aumento gradual / progressão da carga semanal: freqüência e amplitude) e do grupo placebo.

·                    Núbia: ler o manual do referido equipamento, estabelecer rotina para o uso do mesmo e vivenciar a terapia de vibração de todo o corpo.

·                    Núbia: agendar horário com Camila e Rosalina para encontro na clínica-escola doCampus II a fim de orientá-las a utilizar de forma correta a plataforma, bem como padronizar e simular de forma prática a rotina de coleta dos dados da pesquisa e do treinamento na plataforma. 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Reunião Administrativa do Grupo LAFIEX - 26/02/2009

Realizaremos no dia 26/02/2009 reunião administrativa do grupo LAFIEX -UFVJM, às 14:00hs, no sala de reuniões da Fisioterapia no Campus I.
Pauta da reunião:
- Apresentar alunos de mestrado ao grupo; 
- Verificar as pendências anteriores;
- Corrigir e definir resumos que serão enviados ao CIRNE (Evento Internacional de reabilitação Neuromusculoesquelética e esportiva). Prazo final para envio: 28/02/2009;
- Estabelecer cronograma para as próximas coleta de dados.