sexta-feira, 19 de junho de 2015

Comentários sobre as reuniões LAFIEX/LIM

Prezados,

Enfatizamos a importância da participação de todos nas reuniões do LAFIEX/LIM visto ser o momento oportuno para nos encontrarmos e discutirmos artigos relacionados e resultados de pesquisa do nosso grupo. Assim, clamo para que todos os alunos de iniciação científica e de pós-graduação se organizem para participar destes encontros.

Para pensarmos: 
Aproveito para comentar que na última reunião discutiu-se o possível papel (relação direta) entre o estresse oxidativo (aumento de peróxido de hidrogênio) e fatores neutróficos derivados do cérebro (concentrações cerebrais de BDNF), bem como entre o TNF-alfa com BDNF cerebral em modelo animal. Diante da discussão, é fundamental considerarmos a viabilidade de avaliarmos parâmetros de estresse oxidativo e BDNF nos grupos especiais que estamos estudando (DPOC. fibromialgia e outros). 
Além disso, uma vez que há relatos na literatura relacionando depressão com BDNF, sabermos se os pacientes que estão sendo selecionados para os nossos experimentos apresentam auto-percepção de depressão, poderá propiciar investigação do efeito agudo e/ou crônico de diferentes intervenções (como por exemplo vibração de todo o corpo) nestas variáveis.

Diante do exposto, no nosso próximo encontro, 24 de junho, 16:30h, aproveitaremos o encontro para organizarmos as próximas apresentações.

Obs. No dia 08 de julho de 2015, o mestrando Daniel será responsável pela apresentação e iniciará a fazendo breve introdução sobre estresse oxidativo e possível relação com neurotrofinas e marcadores inflamatórios seguido da apresentação do seu projeto de mestrado.