sexta-feira, 7 de maio de 2010
Horário de apresentações na Jornada Científica
Informo os horários de apresentação em pôster de alguns trabalhos de nosso grupo de reunião científica. Vale salientar que é de extrema importância a participação dos membros do nosso grupo, não só na sessão de apresentação, bem como a participação efetiva do evento, uma vez que ajuda a fortalecer o campo científico de nossa Universidade:
DATA: 12/05/10
HORÁRIO: 10:30-12:00
Pôster 67: Efeito de um programa de treino aeróbio aquático com carga progressiva controlada na qualidade de vida de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos;
Pôster 69: Vibração de todo o corpo intensifica o esforço cardiovascular e potência metabólica durante exercício de agachamento em idosos
Pôster 81: Efeito de um programa de treino aeróbio aquático com carga progressiva controlada no desempenho funcional, físico e dor de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos;
Pôster 83: Avaliação do ângulo do quadríceps de mulheres idosas com osteoartrite de joelhos.
Contamos com a participação de todos!!!
terça-feira, 4 de maio de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Reunião dia 04/05
Quaisquer dúvida, entrar em contato.
Atenciosamente,
Núbia Carelli
E-mail: nubia-carelli@ig.com.br
CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE (CIPq-Saúde)
O Projeto arquitetônico Executivo do CIPq-Saúde já foi elaborado e há a previsão para a realização da obra até o final do corrente ano. O prédio apresentará dois pavimentos: auditório, sala de professores e gabinetes, biotério e diversos laboratórios onde serão desenvolvidas as pesquisas do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas / UFVJM.
MEC poderá "rebaixar" universidades federais
Conforme descrito no texto da ANDIFES citado abaixo (http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3399:mec-podera-qrebaixarq-universidades-federais&catid=52&Itemid=100013), será votada a recomendação de que a instituição para se manter universidade precisa de pelo menos 1 programa de doutorado. Como o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas / UFVJM é atualmente o único programa de doutorado da nossa instituição, isso demonstra a sua importância para a nossa universidade.
"Para se manter universidade, o que dá maior autonomia, instituição tem de investir em pesquisa; hoje, 15% das federais estão fora da regra.
As universidades federais, pela primeira vez, terão que cumprir metas de qualidade para manterem o título ou poderão ser rebaixadas a centros universitários e ter menor autonomia para abrir cursos, por exemplo. O título de universidade dá liberdade para a instituição se expandir, mas exige dela investimentos em pesquisa como contrapartida.
As mudanças constam de resolução que será votada em maio pelo Conselho Nacional de Educação. Há consenso sobre a inclusão das federais no sistema de credenciamento e a exigência, para as atuais universidades, de manterem ao menos três programas de mestrado e um de doutorado."