segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEC poderá "rebaixar" universidades federais

Conforme descrito no texto da ANDIFES citado abaixo (http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3399:mec-podera-qrebaixarq-universidades-federais&catid=52&Itemid=100013), será votada a recomendação de que a instituição para se manter universidade precisa de pelo menos 1 programa de doutorado. Como o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas / UFVJM é atualmente o único programa de doutorado da nossa instituição, isso demonstra a sua importância para a nossa universidade.

"Para se manter universidade, o que dá maior autonomia, instituição tem de investir em pesquisa; hoje, 15% das federais estão fora da regra.

As universidades federais, pela primeira vez, terão que cumprir metas de qualidade para manterem o título ou poderão ser rebaixadas a centros universitários e ter menor autonomia para abrir cursos, por exemplo. O título de universidade dá liberdade para a instituição se expandir, mas exige dela investimentos em pesquisa como contrapartida.

As mudanças constam de resolução que será votada em maio pelo Conselho Nacional de Educação. Há consenso sobre a inclusão das federais no sistema de credenciamento e a exigência, para as atuais universidades, de manterem ao menos três programas de mestrado e um de doutorado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário