sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Professora do Departamento de Fisioterapia da UFVJM publica artigos na área de geriatria

Parabenizamos a Profa. Adriana Netto Parentoni (Departamento de Fisioterapia da UFVJM) pela publicação dos artigos abaixo citados:

imageimageimage

imageimage

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PRPPG lança edital 007/2011 - Pibic / Fapemig

Qua, 05 de Outubro de 2011 16:52

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM lança o edital 007/2011 - Pibic/Fapemig referente a bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Consulte o edital.

Shuttle Walking Test (SWT)

O SWT é um teste progressivo de velocidade da marcha que foi criado originalmente para pacientes com doenças pulmonares obstrutivas (Singh et al., 1992), mas tem sido amplamente utilizado como medida funcional em diferentes contextos como doenças cardíacas, dor lombar e câncer.


Descrição do SWT: O voluntário deve percorrer várias vezes uma distância de 10 metros, a uma velocidade que o permita alcançar o outro lado da pista antes de um sinal sonoro. Durante o teste, os sinais sonoros vão se tornando mais próximos a cada minuto, levando ao voluntário a caminhar em uma velocidade cada vez maior. A velocidade inicial é de 0,5 m/s e aumenta em 0,17 m/s a cada minuto, com a duração máxima de 12 minutos. Não são permitidas pausas durante o teste, de forma que o voluntário deve permanecer marchando no lugar até ouvir o próximo sinal sonoro e reiniciar a caminhada. O teste é interrompido quando o indivíduo não consegue alcançar o final do percurso antes do sinal sonoro, por duas vezes consecutivas. São registradas as etapas e voltas alcançadas no teste para cálculo da distância percorrida, além da pressão arterial no início e final do teste e a freqüência cardíaca a cada mudança de nível de velocidade. A freqüência cardíaca permitida durante o teste será considerada como 85% do valor obtido pela fórmula: FC máxima = 220 – idade.