quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Definições sobre atividade física, exercício e aptidão física

DEFINIÇÕES
Aptidão ou condicionamento físico – Conjunto de atributos ou características que as pessoas possuem ou adquirem e que se relaciona a capacidade de realizar atividade física. Pode ser dividido em dois componentes conforme abaixo descrito (figura 2 do artigo citado no blog).
Componentes relacionados à saúde:
Endurance cardiovascular
Composição corporal
Força muscular
Endurance muscular
Flexibilidade

Componentes relacionados às habilidades:
Agilidade
Coordenação
Equilíbrio
Potência
Velocidade
Tempo de reação
Aptidão ou “endurance” cardiorrespiratória – envolve sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético. Habilidade destes sistemas para captar, transportar e utilizar oxigênio e nutrientes, bem como remover metabólitos. 
Capacidade funcional - Conceito: aptidão de um indivíduo em realizar uma tarefa funcional em ambiente padronizado. Inaptidão: comprometimento ou impedimento. Avaliação: testes de esforço.

Capacidade Funcional: potencial máximo para realizar uma atividade funcional em um ambiente padronizado (ex: Teste de caminhada 6 min). Embora seja um teste desenvolvido para avaliar capacidade funcional e indicar uma habilidade máxima funcional (caminhada) eles podem medir a capacidade de exercício por providenciar medidas fisiológicas quando as variáveis cardiorrespiratórias são monitoradas. Ex: Glitrre, Sentar e Levantar.

Desempenho funcional - Conceito: descreve o que o indivíduo faz no seu ambiente de vida habitual, incluindo o contexto biopsicossocial. Inaptidão: deficiência. Avaliação: questionários e auto-relatos.
Desempenho funcional: está relacionado as atividades de vida diária e não requer uma capacidade de exercício máxima (vestir-se sem ajuda). Podem ser utilizados instrumentos ou dispositivos para avaliar o desempenho durante as atividades de vida diária (acelerômetro, podômetro, questionários, entre outros, etc).

Tolerância ou capacidade de exercício – refere-se a uma resposta fisiológica máxima. Corresponde ao consumo máximo de oxigênio. Frequência cardíaca ou contração voluntária máxima. Na CIF estaria relacionada à estrutura e função. Existem testes padronizados para quantificar a tolerância ao exercício. Exemplos: isocinético, 1RM.
Capacidade de exercício: resposta fisiológica máxima ao exercício (consumo máximo de O2 ou Frequência cardíaca), ou habilidade máxima de uma estrutura corporal em exercer sua função (Teste isocinetico, ex: teste de contração voluntaria máxima). São testes para quantificar a tolerância ao exercício.
Exemplos: TC6 (quando atinge o máximo -Testes incrementais), Espirometria

Os testes de capacidade de exercício e de capacidade funcional: são necessários para a sua aplicação um ambiente padronizado.

Atividade física vs Exercício físico:
v  Atividade física: qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular que resulta em aumento substancial em relação ao dispêndio de energia em repouso.
v   Exercício físico: é um tipo de atividade física que consiste em movimento corporal planejado, estruturado e repetitivo realizado para aprimorar ou preservar um ou mais componentes da aptidão física.
Exemplo shuttle test e teste de caminhada de 6 minutos = ambos podem avaliar componentes da aptidão física, capacidade funcional, aptidão cardiorrespiratória, capacidade de exercício dependendo do objetivo.

Referências: