quinta-feira, 11 de maio de 2017

Defesa de doutorado de Pedro Henrique Scheidt Figueiredo

No dia 11 de maio de 2017, ocorreu a defesa de doutorado do professor do Departamento de Fisioterapia da UFVJM, Pedro Henrique Scheidt Figueiredo, pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (SBFis-UFVJM).

Título: Efeitos do treinamento muscular inspiratório e aeróbio sobre parâmetros respiratórios, funcionais, neuroendócrino-inflamatórios, de estresse oxidativo e na qualidade de vida de pessoas em hemodiálise.

Banca examinadora: Pedro Leme Silva (UERJ - participação por meio de videoconferência), Vanessa Pereira de Lima (UFVJM), Ana Cristina Rodrigues Lacerda (UFVJM), Vanessa Amaral Mendonça (UFVJM), Cláudio Heitor Balthazar (orientador) 


Exame de qualificação Camila Danielle Cunha Neves

No dia 08 de maio de 2017, às 14h, auditório do CIPq-saúde, ocorreu o exame de qualificação da doutoranda pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Camila Danielle Cunha Neves.

Título do trabalho: Treinamento de vibração de corpo inteiro promove aumento da força muscular e melhora clínica da funcionalidade e qualidade de vida, sem alterar as concentrações plasmáticas de marcadores inflamatórios de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Banca examinadora: Etel Vieira Rocha (UFVJM), Vanessa Pereira Lima (UFVJM), Marcelo Velloso (UFMG)


 

Defesa de dissertação de mestrado da discente Vanessa Kelly da Silva Lage

No dia 5 de maio de 2017, às 14h, foi realizada a defesa de mestrado pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFVJM) da discente Vanessa Kelly da Silva Lage.

Trabalho intitulado: Efeito agudo da vibração de corpo inteiro nos parâmetros cardiorrespiratórios e inflamatórios em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Banca examinadora: Vanessa Amaral Mendonça (orientadora), Ana Cristina Rodrigues Lacerda (co-orientadora), Aline Miranda (UFMG), Marco Fabrício Dias Peixoto (UFVJM).