sábado, 1 de outubro de 2016

Mestranda, graduandos e docentes do Departamento de Fisioterapia da UFVJM desenvolvem pesquisa no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Diamantina

Docentes do Departamento de Fisioterapia realizam estudos que avaliam o efeito do estímulo de vibração como estratégia terapêutica para aprimorar desempenho físico-funcional em sujeitos saudáveis e populações especiais, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Diamantina.
Atualmente o grupo, coordenado pelos docentes Ana Cristina Lacerda, Vanessa Amaral, Hércules Leite e Ana Cristina Camargos agregou os docentes Márcio Marçal e Fábio Martins, que auxiliam as pesquisas ampliando o entendimento de mecanismos fisiológicos relacionados com os efeitos clínico-funcionais, por meio de análises de ativação eletromiográfica e uso de avaliação por termografia.
Na oportunidade, agradecemos ao CER, em especial às fisioterapeutas do referido Centro Letícia Araújo Neves Sena e Vanessa Ribeiro, pela parceria.




Recepção de calouros dos calouros do Curso de Fisioterapia da UFVJM contou com mostra de atividades de pós-graduação, pesquisa, ensino e extensão em Fisioterapia

No dia 29 de setembro de 2016 houve o evento "Recepção de calouros do Curso de Fisioterapia da UFVJM", Neste evento, os calouros e demais alunos do curso de fisioterapia foram apresentados aos docentes e tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação em desenvolvimento no Departamento de Fisioterapia. Assim, este Departamento demonstra excelência em ações integrativas e inovadoras de acolhimento aos novos ingressantes do curso. 




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

SINTEGRA 2016

SINTEGRA 2016 (envio dos resumos para orientadores 07 de outubro de 2016)

Aline – pesquisa DPOC doutoranda Camila
Guilherme – pesquisa Shuttle mestranda Liliana
Gabriela – pesquisa DPOC mestranda Vanessa Kelly
Ester – extensão DPOC doutoranda Camila
Tiago – pesquisa OA ratos mestranda Jeanne
Sara – pesquisa SHR ratos doutoranda Sueli
Luciana – pesquisa mestre Vanessa Ribeiro
Marielle – extensão mestre Vanessa Ribeiro
Daniel – pesquisa
Andreza e Alcilene – pesquisa

Luiza – pesquisa

Próximas reuniões LAFIEX/LIM

Próximas reuniões LAFIEX/LIM (quartas-feiras, 15:30h, auditório CIPq)

1.       05/10 – Ana Carolina (dados preliminares efeito do estímulo de vibração sob as mãos na força de preensão)
2.       19/10 – Daniel
3.       26/10 – Guilherme
4.       09/11 – Fabiana
5.       16/11 – Vanessa Kelly
6.       25/11 – Alcilene e Andreza
7.       30/11 – Pedro

8.       07/12 – Liliana

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

V SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM

Ocorrerá no período de 29 de novembro à 01 de dezembro a V semana de integração ensino, pesquisa e extensão da UFVJM.
Data limite para submissão de trabalhos: 13/10/2016
Nesta 5ª edição, a Sintegra permitirá a submissão de resumos simples e resumos expandidos, ficando a critério do(s) autor(es) a seleção de qual modalidade enviar.

Link: http://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2016/sgea/pg/index

domingo, 25 de setembro de 2016

Docentes e discentes do PPGReab / UFVJM participam a apresentam trabalhos em relevante evento científico na área da fisioterapia "4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional- COBRAFIN"

Nos dias 07 a 09 de setembro, os docentes do PPGReab Thaís P. Gaiad Machado e Hércules Ribeiro Leite, participaram do 4ºCongresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional-COBRAFIN, promovido pela Abrafin e realizado em Recife-PE. Duas alunas de mestrado do programa PPGReab, Priscilla Avelino Ferreira e Danielle Cristina Fernandes apresentaram seus resultados parciais do mestrado, e a discente da graduação em Fisioterapia-UFVJM Luiza Nonato apresentou seus resultados de Iniciação Científica. Além destas divulgações, foram levados outros três trabalhos de iniciações científicas orientadas pela profa. Thaís. No total foram 8 trabalhos na forma de pôster e uma palestra proferida pelo prof. Hércules com o tema “Efeitos da vibração de corpo inteiro em crianças com paralisia cerebral”. Esta participação do grupo só foi possível pelo financiamento coletivo para eventos recebido da FAPEMIG (PCE-00306-16). Agradecemos ao Departamento de Fisioterapia da UFVJM, ao PPGReab e à FAPEMIG por todo o apoio.