sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reunião entre membros de câmaras de assessoramento da FAPEMIG inicia com palestra abordando a temática "Integridade e Boas Práticas na Pesquisa"

o Prof. Sérgio Pena (UFMG) proferiu palestra durante encontro de membros de câmaras de assessoramento da FAPEMIG. Na palestra o referido professor apresentou e dissertou sobre a temática "Integridade e Boas Práticas na Pesquisa".
O professor finalizou a palestra dizendo que “Grandes pesquisadores que ganharam prêmios renomados na pesquisa têm como características essenciais a ética e a humildade. É preciso errar e estar aberto a críticas para de fato avançarmos no conhecimento”.

Referências:






Como obter CPF via plataforma lattes ou SIGA/UFVJM

Como a partir de agora precisaremos inserir CPF e data de nascimento em quase todas as plataformas online, compartilho com vocês 2 formas para se obter o CPF:

1). Para autores (pesquisadores) ou co-autores que possuam algum tipo de vínculo com a UFVJM, o CPF pode ser localizado ao se “tentar” inserir um usuário numa requisição de VEÍCULO. Sugestão, manter uma requisição INCOMPLETA de VEÍCULO apenas para esse fim.

Observação: A verificação do CPF no site da RECEITA FEDERAL agora exige a DATA DE NASCIMENTO. Portanto, é de suma importância que os cadastros dos usuários nos PPGs coloquem esse item como de preenchimento obrigatório.

2). Também é possível obter o CPF de qualquer pessoa que tenha currículo na plataforma lattes. Para isto, o pesquisador deverá ter acesso ao diretório de grupos de pesquisa (CNPq) como coordenador de grupo de pesquisa. Após entrar no grupo de pesquisa:
1). Clicar na aba pesquisador ou estudante. 
2). Clicar em adicionar estudante.
3). Digitar o nome do estudante ou pesquisador.
4). Solicitar busca. 
5). Clicar em indicar currículo.
6). Vincular a pessoa a algum orientador e linha de pesquisa.
7).  O nome da pessoa e o CPF aparecerão na aba estudante (por exemplo).
8). Depois é só deletar a informação

terça-feira, 9 de junho de 2015