quarta-feira, 17 de março de 2010

XII Jornada de iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM e II Mostra de Pósgraduação

A Comissão de Iniciação Cientifica e Tecnológica (CICT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, estabelece as normas para a realização da XII JICT e da II Mostra de Pósgraduação que ocorrerá de 09 a 12 de maio de 2010.

I. INSTRUÇÕES NORMATIVAS

a) Das inscrições
1. O evento terá como público alvo: acadêmicos, professores e profissionais.
2. A participação no evento é aberta a toda a comunidade independentemente da apresentação de trabalhos. Entretanto, só terá direito ao material, aos anais em CD ROOM e aos certificados os
participantes que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição.
3. A inscrição poderá ser realizada de duas maneiras: I) com a apresentação de trabalhos, II) sem a apresentação de trabalhos. Neste último caso, a inscrição irá ocorrer diretamente na FUNDAEPE em Diamantina, ou no Campus Avançado do Mucuri, na divisão de pesquisa da referida unidade, em Teófilo Otoni.
4. Os trabalhos a serem submetidos poderão ser aqueles desenvolvidos por bolsistas BIC-Júnior,
graduandos e pós-graduandos da UFVJM, bem como de outras instituições.
5. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa científica, sendo submetidos a apreciação do
comitê científico.
6. Os trabalhos serão apresentados na forma de painéis ou comunicação oral, conforme parecer da CICT. A forma de apresentação será divulgada juntamente com a divulgação dos trabalhos aceitos.
7. O trabalho deverá ser submetido em formulário próprio, disponível no site: www.ufvjm.edu.br e entregue na forma impressa na FUNDAEPE. Neste último caso, deverá ser entregue o resumo
contendo o título, sem a identificação dos autores.
8. Cada trabalho poderá conter 7 (sete) autores no máximo, incluindo o orientador como último
autor. Os autores deverão indicar sua categoria ao lado dos seus respectivos nomes (IC -Iniciação Científica, ICJr – Iniciação Científica Júnior; PG – Pós Graduando e PQ - Pesquisador). Orientador e primeiro autor deverão ser identificados no formulário, juntamente com seus respectivos e-mails e departamentos.
9. Serão aceitos no máximo dois resumos por pessoa na condição de primeiro autor. O nome do
apresentador deverá ser indicado no formulário.
10. A submissão dos trabalhos será no período de 15 de março a 05 de abril de 2010.
11. Para cada inscrição será cobrada uma taxa no valor de R$20,00(vinte reais) até o dia 05 de abril de 2010, mediante depósito ou transferência na conta da FUNDAEPE (Caixa Econômica Federal, Agência 0112, conta 501063-6, operação 003). Cada inscrito poderá submeter até 02(dois) trabalhos, devendo esse, obrigatoriamente, ser um dos autores.
12. O comprovante de submissão do trabalho (gerado após o envio do mesmo na forma digital), a
versão impressa e o comprovante de pagamento deverão ser apresentados à FUNDAEPE até o dia 05 de abril de 2010.

b) Da seleção de trabalhos
13. A seleção dos trabalhos será realizada por membros da CICT, podendo ser solicitados outros
colaboradores ad-hoc.
14. Os resultados da seleção dos trabalhos serão divulgados até o dia 03 de maio de 2010.
15. Os autores devem conferir as informações no site, e, em caso de problemas procurar a CICT
imediatamente.
16. O prazo máximo para qualquer reclamação, recursos e resolução de problemas relativos aos
resumos e outras solicitações à CICT será até 72 horas após a divulgação oficial dos resultados
finais, pela PRPPG. Após essa data não serão aceitas quaisquer considerações.
c) Da avaliação das apresentações e dos certificados
17. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
18. Recomenda-se a presença do orientador durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM.
19. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma banca debatedora composta por membros indicados pela CICT, que serão notificados com antecedência, sendo 2 (dois) membros e 1 (um) suplente.
20. Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores.

d) Comunicação Oral
21. O apresentador terá a sua disposição projetor de slides, retroprojetor e Data Show. O
apresentador terá no máximo 10 minutos para exposição e 5 minutos para perguntas e respostas. O apresentador, que for utilizar slides, deverá trazê-los montados em carrossel KodakÒ.

e) Painel
22. A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora, cujo
critério será a área correspondente a categoria indicada pelos autores. A dimensão máxima será 80 x 100 cm. Recomenda-se não utilizar fontes com tamanho inferior a 20.
23. O painel deverá ser afixado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado pela CICT.
24. Deverá ser evitado qualquer material que danifique os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.
25. O corpo do painel deve constar resumidamente: título, autores (indicando a categoria: IC, ICJr, PG ou PQ), unidades acadêmicas, agências financiadoras, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências.
26. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel para qualquer informação
adicional. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será
facultado à CICT o direito de não fornecer o certificado de apresentação.

f) Elaboração de resumos
27. O texto deve conter no máximo 3000 caracteres, não incluir citações de referências
bibliográficas e conter os seguintes itens: Introdução: Esclarecimento preciso sobre a principal idéia do trabalho. Objetivos: Explicitar de forma clara e sucinta. Metodologia: Apresentar um breve resumo das etapas da pesquisa experimental, teste estatístico utilizado, etc. Resultados: Descrever objetivamente conforme as exigências das áreas de conhecimento. Conclusões: Relatar as principais. Não incluir novamente o título ou autores no corpo do resumo. Identificar adequadamente os seguintes itens: Apoio: Incluir apoios obtidos pelo trabalho, financeiros ou não. Área: A área de trabalho será usada para agrupar os trabalhos nas apresentações e nos anais. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos. 28. Resumo fora das normas, sem coerência, coesão e lógica não serão aceitos.

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