quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Alguns resultados de pesquisa do nosso grupo serão em breve publicados em revistas cientificas da área!


EFFECTS OF WHOLE-BODY VIBRATION ON FIBROMYALGIA: IS THERE ANY EVIDENCE TO SUPPORT CLINICAL PRACTICE? Exercícios de vibração de corpo inteiro têm sido utilizados por fisioterapeutas como alternativa terapêutica complementar para pacientes com fibromialgia. Artigo do nosso grupo recentemente aceito para publicação em revista científica objetivou fornecer revisão sistemática atualizada da literatura sobre os efeitos e eficácia da vibração de corpo inteiro nesta população. Nesta revisão foram incluídos nove estudos (pontuação média na escala PEDro 7,44 pontos). A quantidade de sujeitos avaliados foi entre 20 a 46 mulheres com diagnóstico de fibromialgia. Os principais desfechos avaliados foram dor, equilíbrio, qualidade de vida, fadiga e incapacidade. Como conclusão, verificamos que embora o exercício de vibração de corpo inteiro parece modular o perfil inflamatório, melhorando os desfechos avaliados, ainda há evidência limitada para fornecer suporte para o uso de exercícios de vibração de corpo inteiro na prática clínica em pacientes com fibromialgia.  
LAND-BASED VERSUS WATER-BASED WALKING PROGRAM IN ELDERLY WOMEN WITH KNEE OSTEOARTHRITIS. A osteoartrite de joelho é uma doença crônica degenerativa. Programas de exercícios aeróbicos têm sido eficazes para reduzir os sintomas da doença. Entretanto, os estudos existentes não controlaram a intensidade e a progressão da carga dos programas de exercício, permanecendo lacuna no que tange a comparação entre caminhada na água ou solo. Neste estudo, recentemente aceito para publicação em revista científica, evidenciamos que tanto treinamento físico com caminhada na água quanto no solo apresentam benefícios na dor, desempenho físico e funcional e qualidade de vida em mulheres idosas com osteoartrite de joelho. Assim, este estudo contribui para a literatura demonstrando que embora exercícios aquáticos sejam comumente prescritos para a melhora clínica nesta população, não produz resultados superiores em comparação com a caminhada no solo.
EFFECT OF A MODERATE-INTENSITY AEROBIC TRAINING ON JOINT BIOMARKERS AND FUNCTIONAL ADAPTATIONS IN RATS SUBJECTED TO INDUCED KNEE OSTEOARTHRITIS. Neste estudo, objetivamos avaliar os efeitos de programa de treinamento de caminhada na esteira no status redox, biomarcadores inflamatórios e desempenho motor em modelo animal (ratos) com osteoartrite de joelho induzida. Os resultados comprovaram a eficácia do treinamento com caminhada progressiva e controlada na esteira regulando marcadores inflamatórios, melhorando o desempenho motor e impedindo a perda de condrócitos em ratos com osteoartrite de joelho induzida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário