segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudo dirigido reunião 30/08/11: Osteoarthritis: na update with relevance for clinical practice (Lancet 2011;377:2115-26)

· Perguntas – Epidemiologia

1. Diferença entre prevalência e incidência?

2. Articulações mais afetadas pela AO?

3. Após 50 anos, qual o gênero mais acometido?

· Perguntas – Patologia, Características Clínicas, Diagnóstico

4. Definição da patologia da OA?

5. Tendo em vista que a cartilagem articular é aneural, porque o paciente com OA apresenta DOR como principal sinal clínico?

6. Comente sobre os principais sinais clínicos e características, critérios utilizados para o diagnóstico da OA e classificação do grau de acometimento pela OA.

7. Comente sobre a visão atual da patofisiologia da OA.

· Perguntas - Marcadores de Dano Tecidual

8. Definição de marcadores bioquímicos do metabolismo articular, doença ou ambos?

9. Porque estes marcadores bioquímicos são importantes?

10. Em quais fluidos biológicos (FB) estes marcadores estão presentes na OA? Quais FB são os mais relevantes para avaliar biomarcadores da OA?

11. Quais são os principais marcadores bioquímicos do metabolismo do tecido sinovial, do metabolismo ósseo, do metabolismo da cartilagem na OA?

12. Comente as frases sobre marcadores bioquímicos:

a. “Marcadores bioquímicos ajudam a entender a patofisiologia da OA e predizer mudanças estruturais”.

b. “Há a necessidade de sabermos mais sobre a origem sistêmica, metabolismo e cinética (absorção, distribuição e excreção) de muitos marcadores bioquímicos”.

c. “O mesmo marcador bioquímico pode aumentar ou diminuir dependendo do ponto de degradação do processo”.

d. “Existem poucos estudos dos biomarcadores relatando suas propriedades diagnóstico e prognóstico, sua relação com a doença e com a efetividade da intervenção”.

e. A relação entre biomarcadores e mudanças estruturais é geralmente mais entendido (estudado) do que a sua relação com características clínicas”.

· Perguntas - Tratamento

13. Exercícios de fortalecimento muscular e de condicionamento aeróbico são mais efetivos para a OA de quadril e joelho. Por quê? Qual seria uma possível hipótese considerando cada uma das intervenções acima mencionadas? Obs. Considere a dor como variável principal para elaborar a hipótese.

· Perguntas – Novas Descobertas sobre a Patofisiologia da OA

14. De acordo com as novas descobertas sobre a patofisiologia da OA, a doença pode ser dividida em fenótipos distinguíveis. Comente sobre os diferentes fenótipos clínicos para a OA, em especial: pós-traumático, metabólico, envelhecimento, dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário